Controladoria Geral |

Paulista e Recife firmam convênio para uso da tecnologia do Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Recife, avaliado em 2014 como o melhor de todas as capitais brasileiras e o segundo mais bem conceituado do país em pesquisa feita pela ONG Contas abertas, servirá de modelo para Paulista, graças a um convênio firmado na tarde desta quinta-feira (08.10), entre os prefeitos das duas cidades, Geraldo Júlio e Junior Matuto, na Prefeitura do Recife.

Com o acordo, Paulista passará a utilizar o mesmo software do Portal da capital pernambucana, que será cedido pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel). A empresa ainda disponibilizará técnicos para ajudar na implantação da ferramenta. O novo portal será fundamental para a adequação do município à Lei de Acesso a Informação, que é imposta a todos os entes federados. Paulista é a primeira cidade pernambucana a assinar esse tipo de convênio com o Recife para o uso da ferramenta.

"Nós estamos levando para Paulista uma experiência que é referência no país. Nossa obrigação como prefeitos é ter transparência com a população para aproximar os cidadãos da gestão pública. O que estamos fazendo aqui é não só estabelecendo uma parceria, mas também humanizando, através da tecnologia, a relação entre a Prefeitura e a população. Agradeço ao prefeito Geraldo Júlio pelo gesto de permitir que essa ferramenta possa ajudar nossa população do Paulista", comentou Junior Matuto.

Para Geraldo Júlio, o convênio demonstra a cooperação dos dois municípios para um bem comum. "É um prazer estar firmando essa parceria, que representa uma união de forças nesse momento de grande dificuldade no país. Quem sai ganhando é o povo. É um ato muito importante não só do ponto de vista do resultado, mas pela sua simbologia. O que estamos fazendo aqui é algo que Eduardo sempre nos ensinou, que é fazer uma gestão democrática e transparente. A população do paulista vai ter o mesmo direito que a do Recife tem de conhecer todas as informações da administração da Prefeitura", declarou.

Estiveram presentes na assinatura do convênio secretários municipais, controladores e ouvidores dos dois municípios, além da diretoria da Emprel.

Portal da Transparência - Desenvolvido em 2013 com equipe e tecnologia da própria Emprel. O site disponibiliza em em um único ambiente informações detalhadas sobre receitas, despesas e li itações do executivo municipal, acessível a qualquer cidadão, que podem baixar as informações de seu computador. o site ainda oferece um glossário sobre finanças públicas, além do gerenciamento dos pedidos de informação.