Saúde |

Junior Matuto inaugura nova Unidade Básica de Saúde no Janga

A quarta das oito unidades básicas de saúde (UBS) previstas para serem entregues pela gestão municipal, a UBS Dom Helder Câmara, no Conjunto Praia do Janga, foi inaugurada pelo prefeito Junior Matuto nesta sexta-feira (25.09). O novo posto vai beneficiar quatro mil pessoas por mês do bairro do Janga, incluindo as comunidades do Conjunto Praia do janga e do Conjunto Dom Helder Câmara, que reúne mais de 400 famílias. O centro médico terá a disposição uma equipe de Saúde da Família, ampliando o atendimento que era oferecido na unidade básica de saúde do Tururu, que antes era a opção de atendimento do bairro.

Ao invés de apenas um, serão dois profissionais de cada especialidade: clínico geral, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal além de 12 agentes comunitários de saúde. Essa é a quarta unidade erguida pela gestão municipal de um pacote de oito. As demais estão na fase final das obras.

“A atenção à saúde é um compromisso do nosso governo. Ter um posto de saúde perto de casa é garantir qualidade de vida da população, principalmente dos mais idosos. Isso é cuidar da cidade. A comunidade Dom Hélder, conhecida carinhosamente como comunidade das casinhas, não seria atendida por esse posto, mas garantimos que seus moradores também fossem incluídos, pois queremos dar dignidade a essas pessoas", afirmou o prefeito.

Além do prefeito, também participaram do evento o secretário de Articulação Institucional da Seplag (representando o governador), coronel Humberto Viana, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Para a auxiliar administrativa Maria José Bezerra, 66 anos, do Conjunto Praia do Janga, o novo posto saúde vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Achei uma maravilha esse novo posto, pois ele era muito esperado e com certeza vai ajudar a comunidade, principalmente quem tem filhos e netos pequenos e também os idosos", disse.

A unidade Dom Hélder Câmara recebeu um investimento de R$ 375 mil, verba do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e do Fundo Nacional da Saúde (FNS). O centro médico conta com consultórios; sala de vacinação e curativo; farmácia; almoxarifado; recepção; copa e banheiros.

A nova estrutura recebeu ainda novos equipamentos e mobiliários, além de ter sido totalmente climatizada. A nova UBS vai funcionar na Rua Nossa Senhora do Carmo, s/n, ao lado do terminal de ônibus do Conjunto Praia do Janga. O atendimento à população acontece de segunda a sexta, das 08h às 16h.