Infraestrutura |

Última da etapa das obras de contenção do avanço do mar beneficia Praia da Conceição

A Prefeitura do Paulista deu início nesta terça-feira (21.07) a última etapa das obras de contenção do avanço do mar na orla da cidade. Desta vez, o serviço contempla um trecho de 200 metros da Praia da Conceição, seguindo da Rua Sudão até as proximidades da Igreja Católica do bairro.  Os recursos para a construção do bagwall nesse trecho alcançam a cifra de R$ 1,6 milhão. A verba faz parte de um convênio celebrado entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Ministério da Integração Nacional.

O tempo estimado pela prefeitura para concluir as obras nesta área é de quatro meses (120 dias). Duas escavadeiras hidráulicas estão trabalhando nos turnos da manhã e tarde, garantindo a rápida execução do serviço, que também conta com o apoio de 20 homens. Com a iniciativa, a administração municipal consegue estancar a problemática da erosão costeira, protegendo o patrimônio público e privado.

Ao longo da orla do município, a Secretaria de Infraestrutura também executou obras de contenção do avanço do mar nas praias do Janga e Pau Amarelo. Ao todo, 3,2 km já estão protegidos da força das ondas.

BAGWALL – Estrutura de concreto armado semelhante a uma arquibancada de um estádio de futebol capaz de dissipar a força das ondas sem provocar prejuízos à natureza por utilizar sacos biodegradáveis. A técnica adotada pela Prefeitura do Paulista é pioneira em Pernambuco, mas já conseguiu êxito em outros estados do Nordeste, a exemplo do Ceará e Alagoas. A execução da obra tem um custo relativamente baixo e não depende de manutenção anual.