Servidor |

Balcão previdenciário realiza agendamentos personalizados

Na tentativa de executar um projeto de política pública, que tenha por finalidade realizar o resgate da cidadania e imprimir qualidade de vida ao servidor público, a gestão do PREVIPAULISTA  elaborou o Programa  Viver Ativo, que tem sido avaliado pelos servidores como uma verdadeira conquista do sistema previdenciário municipal.

O programa que nasceu sem previsão de custo de execução anual, ou seja, dispensado de dotação orçamentária, engloba diversas ações, entre elas a conquista do Balcão Previdenciário, implementado em março desse ano. O projeto nasceu do departamenteo jurídico do PREVIPAULISTA , diante das inúmeras dúvidas que povoam os servidores ativos a respeito da aposentadoria. A ideia com isso foi tentar aproximar dos servidores públicos os serviços prestados pela Previdência Municipal.

A diretora jurídica, Giovanna Cordeiro, explicou que o projeto surgiu com um balcão por mês e com a ideia de disseminar a cultura previdenciária para chamar atenção dos servidores ativos acerca dessas questões que se iniciam desde seu ingresso no serviço público. "Mas como a procura aumentou consideravelmente, a instituição resolveu agendar 2 datas para realizar o balcão, possibilitando atender ao invés de 10,  20 pessoas por mês", enfatizou.

Nesta quinta-feira (11) foram atendidas 10 pessoas. O agendamento personalizado iniciou às 9h e terminou por volta das 13h30. A servidora Jane Glauce Caetano, 52, há 33 anos trabalha na rede de ensino municipal de Paulista, e foi a primeira a ser atendida. De acordo com a professora, a iniciativa é elucidativa. "A ideia é muito boa, pois incide luz nos que desconhecem os trâmites e as vias mais salutares do sistema previdenciário". Ainda segundo Jane Glauce, muitas pessoas desconhecem e iniciam às cegas a tramitação para a aposentadoria. Ela que faz o sétimo período do curso de direito, na faculdade Joaquim Nabuco, considera de suma importância ampliar o projeto do balcão para outros departamentos do município, a fim de que o máximo de pessoas conheçam a ação e fiquem esclarecidas.