Ação integrada |

Paulista apresenta balanço de regularização fundiária a lideranças comunitárias

Dados atualizados contemplam as localidades do Fragoso, Nobre, Vale da Paz, Beira Mar e Cidade Jardim (Vila Invadida)

A Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura do Paulista apresentou, nesta terça-feira (30.05), um balanço da evolução da regularização fundiária na cidade. O público-alvo foi formado por lideranças comunitárias das localidades do Fragoso, Nobre, Vale da Paz, Beira Mar e Cidade Jardim (Vila Invadida). Os resultados do trabalho de selagem, cadastro social, quantidade de famílias beneficiadas e metas também fizeram parte do conteúdo apresentado. A reunião ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Até o momento, 313 escrituras públicas registradas foram entregues no Loteamento Nossa Senhora de Fátima, em Maranguape I. Outras 232 já estão em processo cartorial para contemplar famílias do Conjunto Beira Mar, no Janga. O cronograma de trabalho segue, com atendimentos para o cadastro social de segunda-feira a quinta-feira, no Vale da Paz, terça-feira, no Nobre, quarta-feira, na Cidade Jardim, e quinta-feira, no Fragoso.

Segundo os coordenadores Geral e Social de Regularização Fundiária da Secretaria de Projetos Especiais, Luiz Neto, e Ana Paula da Silva, respectivamente, todo esse trabalho vai trazer benefícios de serviços à população das localidades.

“Com o reconhecimento legal dos imóveis, ou seja, o Registro Geral de Imóveis (RGI), a Prefeitura pode realizar os projetos de intervenções nas áreas legalizadas e levar a infraestrutura essencial, como: ruas calçadas, iluminação, limpeza urbana, entre outros", disse Luiz Cosme.

"A regularização das comunidades também permite a aplicação de políticas públicas para colocação de postos de saúde, creches, e escolas e construção de espaços de lazer e de convivência para as pessoas”, frisou Ana Paula da Silva.

A líder comunitária do Vale da Paz, Audirene Barbosa, ressaltou que o trabalho elaborado pela Prefeitura tem sido fundamental para atender as necessidades primordiais. “É um marco histórico para nós a regularização de nossa comunidade, pois vivemos por muito tempo na insegurança de não possuir nosso registro de imóveis. Hoje, realmente, acreditamos que isso está acontecendo e que temos o apoio da gestão do prefeito Yves Ribeiro. Teremos o calçamento da via principal de nossa comunidade, escola e posto de saúde”, destacou a moradora.

Balanço até 30/05/2023:

Beira Mar com 232 selagens de imóveis, 172 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 232 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Vale da Paz com 1.407 selagens de imóveis, 786 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 1.407 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Nobre com 1.850 selagens de imóveis, 824 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 2.500 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Cidade Jardim 2.189 selagens de imóveis, 613 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 2.189 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Fragoso 1.715 selagens de imóveis, 237 cadastros sociais realizados, e expectativa de entregar 3.380 escrituras públicas de Registro Geral de Imóveis (RGI).

Para realizar a regularização fundiária os interessados podem acessar o site: www.paulista.pe.gov.br,  onde tem o passo a passo e lista de documentos a serem levados. Também podem obter informações pelo número e WhatsApp (81) 99784-0596, pelos endereços de e-mail: sepe.paulista@gmail.com, e Instagram: @sepe.paulista ou se dirigir a Secretaria de Projetos Especiais, localizada na Rua Epitácio Pessoa, 257, Centro, Paulista.