Meio Ambiente |

Paulista registra o nascimento de quase 100 tartarugas-de-pente

O ninho eclodiu na Praia de Enseadinha, no Janga

No início da manhã desta quinta-feira (11.05) Paulista registrou o nascimento de 97 tartarugas-de-pente (Erethmochelys imbricata). O ninho que eclodiu na praia de enseadinha no Janga estava localizado próximo à Rua Arcoverde, foi identificado pelo Projeto de Monitoramento e Conservação de Tartarugas Marinhas em Paulista. A equipe realizou o monitoramento desde a desova da fêmea adulta até o nascimento dos filhotes.

A caminhada das tartarugas até o mar foi presenciada por moradores da região e frequentadores da praia, que aprenderam sobre a espécie e a conservação da vida marinha.

O ninho apresentou peculiaridades diferentes que foram explicadas pela bióloga coordenadora do projeto, analista ambiental da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA), Geanne Santos. “Precisamos fazer a transferência dos ovos para um local mais apropriado e garantir o desenvolvimento dos filhotes. O processo é chamado de translocação e só pode ser feito por pesquisadores do projeto quando há risco de perda de ninho. O procedimento é realizado seguindo os protocolos do Projeto Tamar”, disse a servidora.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou ou mortos, ou presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município, ou nascimento de filhotes da espécie marinha, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, no endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. A população também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.