Meio Ambiente |

Cobra-cipó é resgatada e devolvida à mata pela SEMA de Paulista

O fato aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura em Maranguape I

No início da tarde desta terça-feira (02.05), uma equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU) da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), fez a captura de uma cobra-cipó ou cobra verde (Leptophis ahaetulla), que apareceu no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, em Maranguape I.

A equipe foi acionada por servidores que trabalham no prédio para realizar a retirada da serpente, que estava em um carro estacionado no prédio.

Segundo o estagiário de biologia, resgatista de fauna do NSU, Matheus Filipe Bomfim Vieira, o réptil, conhecido como cobra-cipó, é um animal de ampla distribuição no Brasil. “Se trata de um animal que tem peçonha de baixa toxicidade, tem hábitos semi-arborícolas diurnos, e se alimenta de pequenos sapos. É importante lembrar que, em caso de qualquer tipo de avistamento de serpentes, deve-se comunicar de pronto ao núcleo responsável e não tentar conter ou capturar esses animais, para evitar acidentes”, frisou o estagiário.

Após o resgate, o animal passou por uma triagem, quando foram coletados dados como medida, contagem de escamas, peso e sexagem sendo devolvida ao seu habitat natural.

Para o caso da população notar a presença de animais silvestres precisando de resgate ou mortos, o procedimento é de, imediatamente, entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município por meio do número/WhatsApp: (81) 99836-9947, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, também pelo endereço de Instagram: @prefeiturapaulistape, ou pelos endereços auxiliares: @sema_paulista, @sedurtma. O público também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.