Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista realiza Café com Down no Dia Internacional da Síndrome de Down

Em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista promoveu, nesta terça feira (21.03), o Café com Down, a atividade aconteceu no Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz, na Vila Torres Galvão, e contou com palestras, conscientização, rodas de conversas, atividades com diversão e aprendizagem. O objetivo foi de construir e fortalecer as políticas públicas deste segmento da sociedade. No evento, a apresentação musical foi de Marcel de Lima.

O diretor da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, explicou que a Síndrome de Down não é uma doença, e sim, uma alteração do cromossomo 21, por isso a data comemorativa é em 21 de março. "O intuito da ação de hoje é para acolher, abraçar e fazer um clima familiar, porque é preciso que a sociedade enxergue o Down como pessoa normal", finalizou.

A superintendente do Centro de Habitação e Reabilitação do Centro Integrado Criança Feliz, Eleonora Souza, pontuou que o objetivo da celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários. " A inclusão e o bem estar dos indivíduos com Síndrome de Down tem que ser em todas as esferas", analisou  a superintendente.

O dia 21 de março é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome, e também para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. Ela é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A Síndrome de Down é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. No ano de 1958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista