Educação |

Educação de Paulista divulga o Guia de Orientações Pedagógicas

Guia está sendo utilizado no desenvolvimento das atividades da Semana Municipal Educar pela Igualdade Racial

A Gerência Pedagógica da Secretaria de Educação do Paulista está divulgando o Guia de Orientações Pedagógicas para o desenvolvimento de atividades

durante a Semana Educar para Igualdade Racial nas turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), como parte de um trabalho que deve ser desenvolvido de maneira sistemática nas práticas de sala de aula durante todo o ano letivo, reforçando o compromisso da Rede Municipal no combate ao preconceito, em prol da construção de uma educação antirracista.

A Semana Municipal Educar pela Igualdade Racial, instituída a partir da Lei Municipal 4.971/2021, de autoria da vereadora Flávia Hellen, evidencia a data 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e visa promover um conjunto de reflexões críticas e propositivas em torno da questão étnico-racial no município, através das múltiplas possibilidades para a consolidação de uma educação antirracista na Rede Municipal de Ensino.

O material pedagógico em formato digital, que pode ser acessado pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1GHVQwYZ_VRS5s6ippZRoZzugS3BFw-qh, foi desenvolvido pela equipe técnica da Gerência Pedagógica, com colaboração de outros órgãos do município, como a Diretoria de Política de Promoção da Igualdade Racial, a Superintendência de Direitos Humanos da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos e de representantes do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (CMPPIR/Paulista).

A programação da Semana Municipal pela Igualdade Racial está sendo elaborada com atividades relacionadas à lei e contará com uma caminhada dos estudantes contra o racismo, no dia 21/03; e com uma atividade de mesa redonda com a participação dos profissionais da educação, no dia 30/03.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Paulista