Educação |

Educação de Paulista e PM discutem reativação do Proerd

Foco da iniciativa é prevenir o uso de substâncias ilícitas por estudantes da Rede Municipal

A Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, participou, nesta quinta-feira (09.03), de reunião para alinhamento da renovação da parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, no mês de abril, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).  A iniciativa ofertará palestras para os estudantes sobre o combate às drogas.

O Proerd  é considerado um programa eficaz para as crianças e jovens do 1° ano ao 5° ano, contra um dos grandes males que afeta não só o nosso Estado, mas toda a sociedade, que é o contato com as drogas. Inserido na Rede Municipal do Paulista em 2017, o Proerd já formou 2,3 mil jovens do Paulista.

A expectativa é de que neste ano de 2023, o Proerd atenda mais de 10 mil alunos. A ideia é transformar a escola em um espaço de prevenção ao uso de drogas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar de Pernambuco, PMPE.

O Proerd se juntará ao  Programa Paz nas Escolas, Propaz, já existente no município e criado pela Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária. Posteriomente, será divulgada a data de lançamento da renovação do Proerd em todo  Município.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd, consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. O objetivo é capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Fotos: Gerson Nascimento/Prefeitura de Paulista