Ação integrada |

Em Paulista, Programa Prefeitura nas Comunidades é realizado no Chega Mais

Saúde, educação, estética, beleza, cidadania e atendimentos jurídicos foram ofertados em uma única ação

Com o objetivo de levar diversos serviços à população, o Programa Prefeitura nas Comunidades foi realizado, nesta sexta feira (03.03), na comunidade Chega Mais, no bairro de Pau Amarelo, em Paulista. Esta é a segunda localidade a ser contemplada com a ação. Na ocasião, um grande mutirão de saúde, cidadania e manutenção urbana foram ofertados à população. A proposta da iniciativa é levar as políticas públicas até o povo, atendendo às demandas mais urgentes. A primeira edição do programa foi realizada no bairro de Paratibe.

Além dos serviços da Prefeitura, a programação contou ainda com renegociação com a Celpe (Neoenergia) e Compesa, atendimento do Procon. A população também foi beneficiada com abertura de crédito para pequenos empresários, abertura de cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), feira orgânica, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), vacinação anti-rábica animal, emissão de carteira de identidade, sendo a 1ª via para todas as idades e 2ª via para maiores de 65 anos, acordos judiciais, inscrições para cursos de qualificação profissional, mamografia, massoterapia, atendimento com a unidade móvel tribunal de justiça, Procon, inscrições  corte de cabelos e muito mais.

"O objetivo do programa é beneficiar todos os bairros do município nessa grande parceria das secretarias, empresas e entidades, oferecendo serviços de forma gratuita", frisou a secretária de Planejamento e Gestão, Terezinha Mousinho.

Uma das beneficiadas pelo programa, a moradora Jucelma Alves, comentou que veio participar da ação para ser vacinada contra a Covid-19 e dar entrada no cadastro único. "É muito importante a iniciativa da prefeitura, de estar fazendo esse ótimo serviço para a comunidade", elogiou a moradora.

O juiz e coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Paulista, Ricardo de Sá Leitão, destaca que o órgão coloca o Poder Judiciário à disposição e o aproxima das comunidades trabalhando numa perspectiva de justiça consensual, ou seja, não imposta, mas construída pelas partes. "Entre os vários serviços oferecidos, temos a Justiça Itinerante, que é o Judiciário saindo dos gabinetes e fóruns e respirando o ar das comunidades", pontuou o magistrado.

A iniciativa será oferecida em várias comunidades do município. É coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão. O programa conta com o suporte das secretarias que compõem o Governo Municipal.

Na ocasião, o prefeito Yves Ribeiro ressaltou a importância em levar os serviços à população através de uma ação como a Prefeitura nas Comunidades. “Começamos em Itapissuma a levar esse tipo de ação, que tinha a mesma proposta: ir até a população para conhecer as demandas e ofertar os serviços essenciais. É com muita satisfação que a gente reproduz essa iniciativa aqui em Paulista, que aproxima o povo dos serviços que ele tem direito.

Fotos: Tonico Valpassos/Gerson Nascimento/Glória Marques/Prefeitura de Paulista