IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Agentes de Saúde do Paulista passam por capacitação para o combate à esquistossomose

Coordenação do programa de controle da doença apresenta palestras e oficinas para os profissionais

A Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta quarta-feira (1°.03), uma atividade com palestras e oficinas para profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Aurora, no bairro do mesmo nome, dentro das estratégias para a prevenção e combate à esquistossomose no município.  



Na ação, que também será realizada em outros postos médicos, no decorrer desse mês de março, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam capacitação sobre como funciona o Programa de Controle da Esquistossomose, o que é a doença, forma de transmissão e estratégias de tratamento. 



“A equipe de vigilância está retomando, após a pandemia, onde várias de suas atividades foram reduzidas e até mesmo suspensas, às ações de prevenção e controle da esquistossomose. E o primeiro passo sempre é a promoção de atividades educacionais. Ao final do treinamento, são deixados os insumos e os formulários de notificação e acompanhamento que foram apresentados durante a palestra e oficina”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Manuella Falcão. 



Conhecida como a doença dos caramujos ou barriga d’água, a  esquistossomose é uma doença infecciosa parasitária provocada por germes do gênero Schistosoma, que pode evoluir desde a forma assintomática até as formas clínicas extremamente graves. A prevenção e o controle da doença são realizados pela Vigilância Ambiental, através da busca ativa nas localidades do município.



Dentro do cronograma de atividades pelos postos de saúde, a Coordenação do Programa de Controle da Esquistossomose apresentará palestras e oficinas para os ACS, que irão informar a população acerca do trabalho. 



A população, por sua vez, poderá retirar um coletor em uma destas unidades, para entregar as amostras de fezes coletadas, que serão recolhidas pela Vigilância em Saúde. Depois disso, as amostras serão entregues ao laboratório municipal, onde será realizado o exame de coproscopia (de fezes). Caso dê positivo para a doença, o paciente receberá o devido tratamento nas unidades de saúde. 



Confira os locais e as datas das próximas capacitações:



USF Jardim Paulista I e II - terça-feira (07/03), às 14h;

USF Maranguape I A e B - quinta-feira (09/03), às 14h;

USF Nossa Prata - quinta-feira (16/03), às 14h;

USF Jardim Paulista Baixo III - quinta-feira (23/03), às 14h;

USF Jardim Paulista Baixo IV - sexta-feira (24/03), às 14h;

USF Nobre - quinta-feira (30/03), às 14h.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441