Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Projetos avaliados em R$ 8 milhões deverão beneficiar pescadores do Paulista

Material será levado à Brasília pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca do município

A cadeia do setor de pesca de Paulista está sendo contemplada, na elaboração de projetos que englobam R$ 8 milhões e que estão sendo levados a Brasília pela Prefeitura da cidade, que focam nos processos de pesca, produção, beneficiamento, equiparação, armazenamento, qualificação, e comercialização dos produtos derivados de pescado, atrelados à educação e preservação ambiental.

Coordenada pela equipe de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e Pesca, as propostas estão sendo elaboradas em parceria com os representantes do setor pesqueiro do município. Atualmente, quase mil pescadores realizam a produção de pescado em Paulista, superando 20 toneladas por mês.

Ao todo são 6 projetos, sendo o primeiro sobre a construção de galpões equipados com máquinas industriais de alto padrão para o tratamento, manipulação, e empacotamento do peixe de forma automatizada, permitindo a agilização na produção com eficiência, evitando o desperdício da matéria prima.

O segundo projeto é sobre a aquisição de câmaras frigoríficas modernas para armazenamento, refrigeração e congelamento do peixe. Com isso, será possível o produtor vender, com referência de origem e valor agregado, os produtos fabricados. Isso vai permitir, inclusive, que esse pescado seja comprado pelo município a preços competitivos e com qualidade, e ainda, com valor nutricional para fazer parte da merenda escolar dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

O terceiro projeto é a construção e equiparação de uma fábrica de gelo igual, assim como as que já existem nos grandes centros nacionais e mundiais de produção de peixe, o que vai permitir a preservação da pesca, antes de ser tratada e beneficiada.

No quarto projeto a qualificação de 34 embarcações com equipamentos de pesca de ponta, e radiocomunicadores homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e autorizados pela Marinha do Brasil para comunicação em alto e ultramar permitirá melhores condições para realizar as atividades diárias do trabalho dos pescadores.

O quinto projeto tem o objetivo a viabilização da compra de veículos utilitários, tipo 4x4, para logística e transporte da produção dos pontos de coleta e descarga, da praia até a fábrica de gelo e aos galpões de beneficiamento e processamento de peixe.

Por fim, o sexto projeto é para a aquisição de um barco escola, com o objetivo de dar aulas práticas de pesca e técnicas de pesca, instruindo e treinando os pescadores, dentro dos parâmetros de preservação ambiental que evitem a depredação da fauna e flora marinha.

De acordo com o coordenador da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores do Brasil no Nordeste e presidente da Colônia de Pescadores Z2 de Paulista, Luis Mangote, as principais necessidades foram discutidas entre os pescadores e a gestão municipal para que os projetos supram as demandas.

“Estamos levando para o Ministério da Pesca, por meio da Prefeitura de Paulista, os projetos de beneficiamento da produção de pescado que realizamos aqui, para seu escoamento no mercado interno da cidade e externo da Região Nordeste e no Brasil, e também procurar a exportação aos mercados consumidores desse produto mundo afora” frisou Luís Mangote.

O secretário de Projetos Especiais de Paulista, Jota Júnior, acrescentou que a Prefeitura está realizando a regularização fundiária da área onde serão locadas as instalações dos galpões da fábrica. "O trabalho é integrado entre as secretarias da Prefeitura, para que os projetos obtenham o sucesso pleiteado”, destacou o secretário.

“Estamos no início de 2023 e não podemos perder o tempo, temos a oportunidade sem igual de levar esses projetos à Brasília e uma expectativa de que sejam aprovados, pois estamos levando um material produzido com competência, qualidade, bem elaborado tecnicamente e juridicamente e, sobretudo, com ciência e participação do setor interessado, o qual conhece como ninguém suas necessidades diárias. Vamos transformar a categoria da pesca de Paulista em empreendedores que possam gerar além de renda, empregos nessa área”, declarou secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes.

Matéria Armando Fuentes

Fotos Armando Fuentes