Ação integrada |

Ação integrada da gestão municipal de Paulista programa ações para beneficiar povos tradicionais da cidade

Serão oferecidos serviços de saúde e orientações sobre meio ambiente

A Prefeitura do Paulista do Paulista vai promover, nos dias 27/01 e 03, 4, 5/02, uma ação integrada para beneficiar os povos tradicionais do município. Povos de terreiro, indígenas, pescadores, caiçaras e marisqueiros, entre outros, serão contemplados com uma série de serviços de saúde e orientações sobre meio ambiente.

A iniciativa ocorrerá por meio de acolhimento e cadastro da população da Mata do Ronca, na Mirueira, na Escola Municipal Rural Mata do Ronca, na rua Castro Alves – S/N – Mirueira, Paulista/PE, e será feito pelos profissionais da Secretaria de Saúde do município. É necessário que as pessoas estejam portando a carteira de identidade ou documento oficial com foto, o cartão do SUS, um comprovante de residência, e o documento de CPF.

No dia 27/01 das 8h às 12h será disponibilizada a entrega de hipoclorito, vacinação antirrábica para animais domésticos, vitamina (A), Citologia (prevenção de câncer de colo de útero) com 20 vagas para mulheres de 25 a 64 anos que estejam sem relação sexual nas últimas 48h, sem o período menstrual, e nem usando creme vaginal), vacina para adultos (covid-19 e influenza), atendimento de enfermagem (demanda espontânea), atendimento médico (15 vagas), orientação nutricional (espontânea), confecção e alterações cartão do SUS, e cotas oftalmológicas.

Para o dia 03/02 também das 8h às 12h haverá a testagem para HIV, sífilis, hepatite B e C (para aqueles com vida sexual ativa ou maiores de idade), entrega de preservativos masculino e feminino, atendimento médico (15 consultas), Mamografia ( para pessoas com idade de 40 anos até 69 anos, salvo alguma solicitação médica), entrega de hipoclorito, vacinação antirrábica para animais domésticos, vitamina A, vacina para adultos (covid-19 e influenza), atendimento de enfermagem (demanda espontânea), orientação nutricional (espontânea), confecção e alterações cartão do SUS, e  cotas oftalmológicas.

Além disso, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, das 8h às 17h, na Rua Portuguesa, 551, Mata do Ronca, no bairro da Mirueira, os agricultores familiares do município participarão de roda de conversas com servidores da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA). Haverá diálogo e troca de informações sobre a conservação da mata e a produção de alimentos com técnicas que não agridam a natureza, a fim de incentivar a produção agroecológica com preservação ambiental. As oficinas serão ministradas pelo Coletivo Kapiwara, gerando um filme que servirá, principalmente, como instrumento de valorização desse grupo e de reconhecimento da sua contribuição histórica, social e econômica para Paulista.

O Coordenador de Saúde Integral da População Negra e de Terreiros / LGBTQIAPN + da Secretaria de Saúde de Paulista, Anderson Oliveira, destacou que, na área da Mata do Ronca, já existe uma Unidade Básica de Saúde (UBS) permanente para a continuidade dos atendimentos.

“No nosso município, existem os povos tradicionais que precisam cuidar da saúde, na atenção básica e na especializada. Por isso, vamos colocar esses serviços à disposição dessa população”, completou Anderson Oliveira.

“O trabalho servirá também para elaboração de políticas públicas, por meio do conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos moradores da região, além da elaboração de uma cartilha para divulgar e valorizar a identidade da comunidade", explicou o Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da (SEMA), Silvio Batista.

Matéria Armando Fuentes

Fotos Divulgação