Meio Ambiente |

Prefeitura do Paulista realiza operação para combater degradação dos manguezais

Força-tarefa reuniu pastas do governo municipal e órgãos de segurança pública

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do Paulista (SEDURTMA) realizou, nesta terça-feira (13), uma operação de fiscalização na área de preservação ambiental que fica localizada ao lado da Ponte do Janga. O trabalho coordenado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), em conjunto com a CIPOMA, visa combater o desmatamento e ocupações irregulares no local.

A operação contou com uma força-tarefa, reunindo as Secretarias Municipais de Segurança e Mobilidade e de Obras e Serviços Públicos, além do 17ª Batalhão da Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e servidores do Controle Urbano e da Fiscalização Ambiental da SEDURTMA.

Na ocasião, o DER constatou que uma estrutura de proteção instalada ao longo da Ponte do Janga foi danificada por infratores. O órgão fará uma denúncia relatando o ocorrido e encaminhará para apuração.

"A partir da vistoria realizada em conjunto com o CIPOMA na semana passada, quando foram constatadas diversas invasões de terras e construções irregulares, que resultaram na supressão de áreas de manguezais, realizamos a ação de hoje. As edificações onde antes se tinha vegetação, além de cercas irregulares, foram demolidas e derrubadas, e os infratores foram identificados e autuados pela fiscalização” esclareceu o Secretário Executivo de Meio Ambiente do município, Clécio Araújo, que também afirmou que a pasta vai elaborar um relatório técnico e encaminhar aos órgãos competentes.

"Por se tratar de área de manguezal, cuja fiscalização ambiental é de competência do Governo Federal, o relatório será encaminhado ao Ministério Público Federal, ao IBAMA e ao CPRH", acrescentou o secretário.