Saúde |

Gestão Municipal do Paulista intensifica ação do "Consultório na Rua" com atendimento noturno

Equipe desenvolve trabalho voltado ao público em vulnerabilidade social

A Secretaria de Saúde do Paulista está intensificando o trabalho do Consultório na Rua com ações noturnas, a partir das 18h, nas terças e quintas. O objetivo do programa é levar atendimento de atenção básica, oferecendo serviços de saúde para esse grupo populacional, no qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Danielle Ribeiro, o propósito maior é encurtar a distância entre o poder público e esse segmento da população, prestando acolhimento nas áreas da saúde e de assistência social. “Diante de todo o contexto socioeconômico que cerca essa população, faz-se necessário a realização de atividades que assegurem uma saúde plena e integral para esse grupo populacional”, explicou.

Atendimento

O "Consultório na Rua" é composto por uma equipe multiprofissional, que é acompanhada de um médico, e desenvolve ações integrais de saúde específicas para as necessidades desse público em vulnerabilidade. De forma itinerante, o serviço é realizado no período noturno com atendimento nas terças e quinta, a partir das 18h.

O foco do atendimento se dá principalmente nas doenças ou condições que mais atingem os moradores de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Oferecendo curativos, levando informações sobre prevenção, testagem rápida e apresentação do trabalho da rede municipal de cuidados em relação às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV, Aids e hepatites virais, testes de diabetes e medição de pressão que podem ser feitos na hora do atendimento.

Consultório na Rua

De acordo com o Ministério da Saúde, os consultórios na rua constituem uma modalidade de atendimento extramuros dirigida aos moradores de rua que vivem em condições de maior vulnerabilidade social e distanciados da rede de serviços de saúde e intersetorial.

São dispositivos clínicos comunitários que oferecem cuidados em saúde aos usuários em seus próprios contextos de vida, adaptados para as especificidades de uma população complexa.

Promovem a acessibilidade a serviços da rede institucionalizada, a assistência integral e a promoção de laços sociais para os usuários em situação de exclusão social, possibilitando um espaço concreto do exercício de direitos e cidadania.