IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Em Paulista, mutirão contra a hanseníase atende 80 pessoas

Nove foram diagnosticadas com a doença


Com o objetivo de realizar a conscientização e diagnóstico da hanseníase, a Prefeitura do Paulista integrou uma ação, na última semana, no Forte de Pau Amarelo. A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria entre a gestão municipal e Secretaria Estadual de Saúde, através da Fundação Novartis e do Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Morhan). 


Durante os dois dias da ação, com o apoio de uma unidade móvel do Roda-Hans, uma equipe realizou 80 atendimentos médicos. Deste total, nove pessoas foram diagnosticadas com hanseníase, em suas diversas formas, contabilizando 11,25% de diagnósticos do número total de pessoas atendidas. 


Ao todo, cinco consultórios móveis foram disponibilizados para a população que buscou atendimento na carreta da Fundação Novartis, a Roda-Hans. A estrutura contou com a atuação de equipes composta por médicos e profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do NASF-AB, da Atenção Básica de Saúde do município de Paulista. A ação teve ainda a presença da médica dermatologista e hansenóloga, a doutora Mecciene Mendes Rodrigues e do enfermeiro e especialista em hanseníase, Randal de Medeiros Garcia, que é coordenador do Núcleo Morhan - Recife. 


De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Manuella Falcão, existe tratamento e cura para a doença, através do SUS. “A ação foi muito importante para o município, para que a nossa população tivesse acesso, por demanda espontânea, ao diagnóstico precoce da hanseníase, ao tratamento e à cura. Quando você se trata, você cuida de si mesmo, da sua família e da sua comunidade! Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa em caso de sinal ou sintoma suspeito da doença”, destacou Manuella Falcão.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441