Meio Ambiente |

Paulista e Olinda realizam ação integrada no manguezal dos bairros do Janga e de Rio Doce

Atividades fazem parte do Projeto Meio Ambiente sem Fronteiras que procura garantir a preservação dos recursos naturais existentes

Em uma ação em conjunto entre o município de Paulista e de Olinda, através de suas respectivas Secretarias-Executivas de Meio Ambiente, foram realizadas de atividades e ações integradas de limpeza das áreas de vegetação de manguezal e de restinga da Praia de Rio Doce, no trecho do limite entre os dois municípios, se estendendo até a Praia da Enseadinha, no Janga. A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (21/10).

De acordo com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista (SEMA),  o trabalho marca o início da programação anual do Projeto Meio Ambiente Sem Fronteiras que, além dessas atividades, planeja a construção de barreiras ecológicas para impedir que dejetos e lixo de plástico contaminem a vegetação dos manguezais, e coloquem em risco a fauna e flora deste ecossistema.

Para a bióloga e analista ambiental da SEMA, Bruna Maldonado, a cooperação intermunicipal é fundamental para o êxito do projeto. "Ações integradas para o Litoral Norte, nos municípios que compreendem a vegetação e ecossistema de manguezais, é fundamental. De Olinda até Itapisuma temos a similaridade desses ambientes ecológicos, e organizando nossos trabalhos conjuntos como órgãos oficiais, bem como com o apoio de ONGs e da sociedade civil organizada, podemos obter um resultado amplo e efetivo”, destacou Bruna Maldonado.

“Tanto em Olinda como em Paulista se tem o projeto e os trabalhos de realização da engorda da praia. Além disso, estamos realizando a sementeira intermunicipal com mudas de vegetação e sementes de manguezal e restinga. Todas essas ações 'linkadas' e, sobretudo, compartilhadas com base em conhecimentos dos técnicos de analista de Paulista com os de nosso município de Olinda, permitem que o Projeto Meio Ambiente Sem Fronteira tenha o sucesso que tem”, concluiu o secretário-executivo de Meio Ambiente de Olinda, Wolney Queiroz.