PAULISTA > Notícias > Educação do Paulista realiza caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

Educação | 25/09/2019

Educação do Paulista realiza caminhada em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

Com o tema: “A importância da Difusão de Libras para a Inclusão da Pessoa Surda”, a Secretaria de Educação do Paulista realiza nesta sexta-feira (27.09) uma caminhada em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

A data tem como objetivo promover uma reflexão sobre os direitos, as conquistas da comunidade surda e sua luta pela inclusão na sociedade. A expectativa é que cerca 200 pessoas, entre alunos do curso do EducaLibras e familiares participem da caminhada.

A concentração será a partir das 9h, em frente ao Centro de Formação dos Professores, no bairro da Aurora. Em seguida, os participantes seguem pelas ruas do Centro em direção à Secretaria de Educação. Durante a caminhada, os participantes vão percorrer as ruas com faixas e cartazes com frases motivacionais, acompanhados pelo grupo de maracatu Batuqueiros do Silêncio.

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação vem garantindo o acesso à comunicação dos deficientes auditivos através do Projeto EducaLibras. O projeto consiste em aulas gratuitas da Língua Brasileira de Sinais nos módulos Básico, Intermediário e Avançado.

O curso é oferecido tanto para os surdos quanto para os ouvintes. Atualmente, 550 alunos estão matriculados no projeto. Nas escolas municipais, 640 estudantes com deficiência estão matriculados, sendo 13 alunos surdos. A iniciativa é promovida pela Coordenação de Educação Especial do município.