PAULISTA > Notícias > Dia Internacional do Idoso busca comemorar e sensibilizar a população

Políticas Sociais | 01/10/2018

Dia Internacional do Idoso busca comemorar e sensibilizar a população

Nesta segunda-feira (01.10) é comemorado o Dia Internacional do Idoso. Esta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca dar visibilidade e sensibilizar a sociedade a respeito das questões de envelhecimento e da necessidade de proteger, cuidar e respeitar a terceira idade. Segundo pesquisadores, só nos últimos trinta anos, o número de idosos no mundo dobrou. No Brasil, a expectativa de vida, que atualmente é de 75 anos, poderá chegar a 90 daqui para 2050. Por fatores como este a melhoria da acessibilidade e do bem-estar da população idosa vem sendo diariamente trabalhada em Paulista.

Os idosos paulistenses têm a sua disposição atividades físicas, oficinas de artesanato, grupos da boa idade, tudo nos CRAS da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes(SPSE). Já no programa Saúde em Movimento, a ordem é se exercitar. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Saúde. Além desses serviços de saúde e bem estar, as pessoas maiores de 60 anos podem solicitar a Carteira de Estacionamento do Idoso, na Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais, para deixar o veículo gratuitamente nas vagas reservadas. Já quem tem 65 anos e não possui meios de prover o próprio sustento, pode ingressar no Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Governo Federal.

Além de respeitar os idosos, eles precisam ser cuidados e amados, mas em alguns casos isso não acontece. Em algumas situações, os próprios familiares, que são as pessoas que mais deveriam cuidar dos mais velhos, acabam promovendo casos de violência, maus tratos e abandono. A população precisa ficar atenta e denunciar esse tipo de situação. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, no Conselho do Idoso, nos CRAS e nos CREAS da cidade. Todos esses locais possuem profissionais preparados para atender essa demanda.

Para participar das atividades promovidas pela Assistência Social

Secretaria de Políticas Sociais e Esportes – Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I.

CRAS I – Rua Carpina, 45, Arthur Lundgren I.

CRAS II – Av. Ministro Marcos Freire, 45, Jardim Paulista Baixo.

CRAS III – Rua Dourado, 88, Janga.

CRAS IV – Rua 32, 671, Maranguape II.

CRAS V – Rua Funilândia, 3, Nossa Senhora da Conceição.

CRAS VI – Rua 96, 220, Maranguape I.

CREAS PRAIAS – Av. Cláudio Gueiros Leite, 2000, Janga

CREAS CENTRO – Rua 86 ,s/n, Praça do Casarão, Jardim Paulista Baixo.

Conselho do Idoso – Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I

Documentos para o BPC

(O BPC pode ser solicitado nos CRAS ou na sede da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes)

RG

CPF

Título de Eleitor

Carteira de Trabalho

Comprovante de residência

Certidão de nascimento e declaração escolar dos filhos

A documentação solicitada deve contemplar todos os membros do grupo familiar

Como participar do Saúde em Movimento

O idoso deve comparecer a um dos 28 Polos do Saúde em Movimento espalhados por Paulista

Documentos para o Cartão de Estacionamento do Idoso

Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais - Rua Veneza, Aurora (Por trás do estádio Ademir Cunha)

Identidade original,

Comprovante de residência original

Carteira Nacional de Habilitação (CHN), caso seja habilitado.