PAULISTA > Notícias > Ações preventivas seguem salvando vidas no Paulista

Segurança e Mobilidade | 22/08/2018

Ações preventivas seguem salvando vidas no Paulista

Para garantir a segurança da população, a Prefeitura do Paulista permanece monitorando as áreas de risco da cidade. Por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, o poder público desenvolve um conjunto de ações preventivas e assistenciais que tem minimizado o registro de graves ocorrências.

Durante o inverno deste ano, o órgão aplicou mais de 60 mil m² de lonas plásticas nas encostas existentes no município, contribuindo assim, com a proteção do solo, evitando a ocorrência de deslizamentos.

Paralelo a esse trabalho, a equipe tem feito diversas vistorias técnicas de engenharia às edificações. Ao todo, 468 visitas foram realizadas nos últimos 240 dias.  Essa iniciativa ajuda a identificar e alertar os munícipes sobre possíveis problemas relacionados a infiltrações, rachaduras e condições de instabilidade que possam representar ameaças à estrutura dos imóveis.

O engenheiro da Defesa Civil, Roberto Wanderley, comentou que a equipe tem se preocupado também com a parte educacional da população. “Desenvolvemos campanhas educativas como a “Fique Bem com a Defesa Civil”, que orienta a população através de cartilhas ilustrativas, adesivos com informações e recomendações necessárias para identificar ameaças e minimizar os desastres”, afirmou.

Além disso, o órgão tem realizado operações conjuntas com outras secretarias para intensificar a sensação de segurança na população. “Por determinação do prefeito Júnior Matuto, estamos realizando um trabalho integrado com a Secretaria Executiva de Serviços Públicos, que já resultou na limpeza de diversos canais, córregos, canaletas e galerias existentes nas vias da cidade”, finalizou o engenheiro.

A população quando se sentir ameaçada pode acionar os serviços da Defesa Civil por meio do aplicativo “Paulista Conectada”. Por ele, também é possível relatar casos que envolvam iluminação pública e limpeza urbana. Outra forma de entrar em contato com a Defesa Civil é através do número 153, que funciona os sete dias da semana, durante 24h.