PAULISTA > Notícias > Profissionais da Saúde do Paulista participam de oficina de Microplanejamento para Vacinação

Saúde | 13/12/2023

Iniciativa contempla os profissionais dos quatro territórios sanitários do município

Diante da baixa cobertura vacinal, acentuada desde o ano de 2016 e intensificada após a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde do Paulista realizou, nesta quarta-feira (13/12), no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I, uma oficina de Microplanejamento para Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ). A capacitação mobilizou cerca de 60 profissionais do Programa  Municipal de Imunizações (PMI).

A iniciativa teve início com a oficina de Microplanejamento realizada pela Gerência Regional de Saúde (I GERES), em outubro de 2023, quando foram capacitados os profissionais do PMI do Paulista, da Atenção Primária e da Vigilância em Saúde.

A Coordenação do PMI do Paulista, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, vem dando continuidade ao processo. Em Paulista, a ação conta com oficinas, com objetivo de identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o atingimento das metas de cobertura vacinal.

O público alvo são os enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde de todas as USF, UBS e policlínicas do município. O intuito é promover o planejamento das ações e atividades a serem desenvolvidas em 2024. Esse planejamento poderá fortalecer o território, para garantir melhoria na cobertura  vacinal das crianças e adolescentes de 0 a menor de 15 anos.

Neste primeiro encontro, estiveram presentes profissionais do Território 1 e do Território 3. A segunda rodada será na segunda-feira (18/12), pela manhã, com os profissionais do Território 2 e, à tarde, os do Território 4.