PAULISTA > Notícias > Estudantes da Escola Paulo Freire, no Janga, onde prédio desabou, recebem acolhimento na volta às aulas

Educação | 25/07/2023

Quatro vítimas fatais eram alunos da unidade

A manhã desta terça-feira (25.07) foi carregada de emoção e acolhimento, na volta às aulas dos estudantes da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro do Janga, em Paulista. Quatro alunos da unidade foram vítimas fatais do desabamento do prédio D7, do Conjunto Beira Mar.

O momento de retorno às atividades escolares foi marcado por esperança,  reflexão e força para superar o momento de perdas. As atividades preparadas pela direção da escola, corpo docente e profissionais da Secretaria de Educação do Paulista fizeram a diferença.

Logo na chegada, os alunos foram recebidos pelas professoras com placas que traziam dizeres como “Sejam bem-vindos”, “Gratidão” e “Amamos vocês”. Em seguida a criançada se dirigiu à sala de aula, quando as professoras abraçaram cada um. O momento seguinte, na quadra da escola, contou com atividades lúdicas comandadas pela técnica pedagógica da Secretaria de Educação, Angélica Brito. Ela contou histórias e acompanhou os estudantes na apresentação de algumas canções.

“É um momento de esperança, de recomeço depois desse período de luto. Estamos unidos para dar apoio psicológico e acolhimento para os alunos e os pais”, afirmou a a gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária da Secretaria de Educação, Elizângela Torres.

Na ocasião, a diretora adjunta da escola, Márcia Barros, disse que é uma volta às aulas onde é necessário trabalhar a continuidade da vida. “Uma escola não é apenas as paredes, é um local onde deve haver amor, solidariedade e vida”, disse.

A mãe de uma estudante da unidade de ensino, Marita Elaine, disse que vem trabalhando a mente da filha no sentido de diminuir o trauma da perda dos colegas. “Estamos procurando apoiá-la para que entenda que as amiguinhas dela foram descansar. Vamos juntos superar tudo isso”, concluiu.