PAULISTA > Notícias > Paulista realiza mutirão de requalificação de nome e gênero para travestis e transexuais

Políticas Sociais | 12/06/2023

A iniciativa ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura, em Maranguape I

Abrindo o mês de comemoração do Dia Internacional do Orgulho LGBT, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, através da Superintendência de Direitos Humanos, na terça-feira (06.06), realizou o 1° Mutirão de Requalificação de Nome e Gênero de Pessoas Travestis e Transexuais Residentes em Paulista, que desejaram realizar essas alteração no seu registro civil. A iniciativa ocorreu no Centro Administrativo da Prefeitura,em Maranguape I.

De acordo com a diretora da Pessoa LGBTQIA+, Karla Augusta, a requalificação do registro civil sempre foi uma das demandas recorrentes. A população Travesti e Transexual são o extrato da população LGBTQIA+, que são mais vitimizados e vulnerabilizados, que sofre mais violência e são mais excluídos dos acessos de políticas públicas fundamentais.

“Tudo isso resulta em uma intensa violação de direitos. Poder realizar o 1° Mutirão de Requalificação Civil de Pessoas Travestis e Transexuais Residentes em Paulista é um reconhecimento de direito: é a pessoa Travesti e Transexual, como cidadã/cidadão, no comando da sua vida”, disse a diretora.